Notícias

Confira as novidades do mundo automotivo

Resultado de imagem para gasolina eletrico

O Brasil deve seguir França, Reino Unido, Holanda, Noruega, Índia e China, entre outros, no que diz respeito ao fim do comércio de veículos a gasolina ou diesel. Pelo menos é isso que sugere um Projeto de Lei que visa interromper definitivamente o mercado de automóveis e comerciais leves movidos por estes dois combustíveis no país em 2030.

O PLS 304/2017 de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) quer proibir a comercialização em 2030 e a circulação em 2040. O texto, que aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), veda – nas datas mencionadas – a venda e o trânsito de veículos equipados com motores de combustão interna, exceto se estes forem abastecidos por combustíveis alternativos, como o etanol, por exemplo.

O projeto ainda libera a comercialização de carros elétricos no mercado nacional. Nogueira justifica que os automóveis são responsáveis por um sexto [...]

 

O furacão Harvey já passou – embora Flórida e Caribe voltem a se preparar para o Irma, que já está em categoria 4 – mas deixou um rastro de destruição e morte pelo sul dos EUA. No tocante aos automóveis, a supertempestade destruiu pelo menos um milhão de carros, mas esse número não é uma estimativa nacional, sendo referente apenas à cidade de Houston, Texas.

texas-harvey EUA: furacão Harvey destrói um milhão de carros só em Houston

A cidade foi uma das mais atingidas pelo furação que, destruiu pelo menos 40 mil casas na cidade de pouco mais de 2 milhões de habitantes, mas Houston tem uma área metropolitana com 5,9 milhões de pessoas e milhões de carros em circulação. O número de carros danificados – em sua maioria por alagamento – pode ser ainda maior, visto que muitos moradores ainda estão retornando para suas casas e muitos veículos ainda podem estar submersos.

[...]

Brasil exporta carros para cerca de 30 países; veja mapa

Maior parte dos 'clientes' das montadoras fica na América Latina, mas há marcas que enviam para África. Exportações bateram recorde no 1º trimestre.

 (Foto: Arte/G1)

A crise nas vendas de veículos no Brasil fez com que as exportações se tornassem uma importante saída para a indústria automotiva nacional. O 1º trimestre de 2017 registrou recorde de exportações: 172.693 carros foram enviados para outros países, volume 69,7% maior do que no mesmo período de 2016.

Em participação, também houve uma alta considerável: 28,3% da produção do setor entre janeiro e março de 2017 foi vendido para o exterior, contra 20,5% em 2016.

 (Foto: Arte/G1) (Foto: Arte/G1)

(Foto: Arte/G1)

De 14 marcas consultadas, apenas a Ford não disse para onde vão seus veículos. E a Honda não respondeu até a publicação desta reportagem.

Com 250 m², a garagem abriga 26 Porsche

Sergio Magalhães Filho, 74, está acostumado a ser chamado de doutor. Ele é advogado há 45 anos, mas esse não é seu único título. O paulistano também é conhecido como Doutor Porsche.

Ele é o dono da maior coleção de Porsche da América Latina, como atesta o troféu que ganhou do próprio fabricante alemão. Ao todo são 34 modelos clássicos, sendo apenas oito de outras marcas.

Eles são criteriosamente organizados na garagem de 250 m² da sua casa em um bairro nobre de São Paulo. “À medida que a coleção foi crescendo, tive que comprar a casa atrás da minha para poder ampliar o espaço”, explica.

A Kombi 1975 alongada bem acompanhada da réplica do Spyder 1955© Alexandre Battibugli A Kombi 1975 alongada bem acompanhada da réplica do Spyder 1955

A paixão pela marca começou cedo. “O meu primeiro carro [...]

amphicar-770-1 Amphicar, a alemã que tinha a água como caminho alternativo

Nos anos 60, um fabricante alemão ficou famoso no mundo automotivo – e fora dele – por considerar a água um caminho alternativo. O nome era bem sugestivo e indicava a natureza de seu trabalho, a Amphicar. Fundada por Hans Trippel – designer alemão criador do Mercedes-Benz Gullwing e a Troll – no começo dos anos 60, a Amphicar se dedicou à produção de carros anfíbios, numa época que em que a extravagância ainda tinha mais influência que a praticidade.

amphicar-770-8 Amphicar, a alemã que tinha a água como caminho alternativo

O misto entre carro e barco recebeu a denominação de Model 770 e era um conversível duas portas com 4,34 m de comprimento, [...]

Back to top