Notícias

Confira as novidades do mundo automotivo

 

O que acontece com um motorista se ele estiver usando óculos quando o airbag for acionado? 

Estudos publicados na revista Ophthalmology e nos Archives of Ophthamology, envolvendo 22.236 acidentes, segundo este último, e 110 incidentes, pela Ophthalmology, mostram que o uso de óculos não representa um risco adicional no caso da abertura de um airbag.

Entre os motoristas que sofreram algum tipo de trauma ocular, 29% usavam óculos. Já no caso daqueles que não sofreram qualquer tipo de ferimento, o percentual de usuários de óculos foi parecido: 25%. A conclusão não é muito difícil: o airbag é eficaz, mesmo para os ocupantes que utilizam óculos – basta não se esquecer de sempre usar o cinto de segurança, item fundamental para que os airbags funcionem de maneira segura.

Um outro estudo feito pela Fundación Mapfre, na Espanha, concluiu que a maioria das lesões oculares em caso de acionamento dos airbags ocorre devido aos condutores não manterem uma distância adequada (cerca de 45 cm) em relação [...]

Como funciona o controle de largada?

Sistema é capaz de fazer qualquer pessoa acelerar como piloto profissional. Mas como isso é possível?

É cada vez mais difícil para os pilotos profissionais superar o controle de largada (Reprodução/Youtube)

 

Como funciona o controle de largada nos esportivos, como o Launch Control da Porsche ou o Race Start da Mercedes? É possível efetuar o mesmo procedimento num carro automático comum?

O controle de largada (Launch Control) é uma função comum em veículos de alta performance e tem como objetivo tornar a arrancada e a aceleração a mais rápida possível.

De pouca utilidade na vida real, ele garante um melhor número no 0 a 100 km/h nos modelos de alta performance. Mas já não é exclusividade de supercarros de pista: o Golf GTI, por exemplo, tem o sistema.

A mágica está em manter o motor na rotação ideal para a arrancada, fazendo o ajuste do avanço de ignição e do tempo de injeção de combustível e impede o giro em falso das rodas durante a aceleração.

tesla-model-3-plataforma O que fazer com baterias dos carros elétricos ainda é desafio no setor automotivo

Os carros elétricos já estão por aí e prometem dominar a paisagem urbana e rodoviária – e até fora de estrada – nos principais mercados do mundo. Junto com a condução autônoma e o compartilhamento, esse tipo de automóvel é o incontestável futuro para os fabricantes de automóveis. Mas, se eles possuem emissão zero, motivo pelo qual sua ascensão meteórica após mais de um século de esquecimento, podem provocar um novo problema ambiental.

Ainda se fala muito na cavalaria de um automóvel, mas nos carros elétricos, o que pode fazer a diferença para mais ou para menos em termos de performance e também de alcance é a densidade em kWh e isso não está relacionado com o motor elétrico a bordo, mas com o pacote de baterias que o carro transporta.

Ela é sem dúvidas o maior [...]

Resultado de imagem para gasolina eletrico

O Brasil deve seguir França, Reino Unido, Holanda, Noruega, Índia e China, entre outros, no que diz respeito ao fim do comércio de veículos a gasolina ou diesel. Pelo menos é isso que sugere um Projeto de Lei que visa interromper definitivamente o mercado de automóveis e comerciais leves movidos por estes dois combustíveis no país em 2030.

O PLS 304/2017 de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) quer proibir a comercialização em 2030 e a circulação em 2040. O texto, que aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), veda – nas datas mencionadas – a venda e o trânsito de veículos equipados com motores de combustão interna, exceto se estes forem abastecidos por combustíveis alternativos, como o etanol, por exemplo.

O projeto ainda libera a comercialização de carros elétricos no mercado nacional. Nogueira justifica que os automóveis são responsáveis por um sexto [...]

 

O furacão Harvey já passou – embora Flórida e Caribe voltem a se preparar para o Irma, que já está em categoria 4 – mas deixou um rastro de destruição e morte pelo sul dos EUA. No tocante aos automóveis, a supertempestade destruiu pelo menos um milhão de carros, mas esse número não é uma estimativa nacional, sendo referente apenas à cidade de Houston, Texas.

texas-harvey EUA: furacão Harvey destrói um milhão de carros só em Houston

A cidade foi uma das mais atingidas pelo furação que, destruiu pelo menos 40 mil casas na cidade de pouco mais de 2 milhões de habitantes, mas Houston tem uma área metropolitana com 5,9 milhões de pessoas e milhões de carros em circulação. O número de carros danificados – em sua maioria por alagamento – pode ser ainda maior, visto que muitos moradores ainda estão retornando para suas casas e muitos veículos ainda podem estar submersos.

[...]
Back to top