Notícias

Confira as novidades do mundo automotivo

Como funciona o controle de largada?

Sistema é capaz de fazer qualquer pessoa acelerar como piloto profissional. Mas como isso é possível?
  • 17/10/2017
  • Blog
  • Por
  • Comentários desativados em Como funciona o controle de largada?

É cada vez mais difícil para os pilotos profissionais superar o controle de largada (Reprodução/Youtube)

 

Como funciona o controle de largada nos esportivos, como o Launch Control da Porsche ou o Race Start da Mercedes? É possível efetuar o mesmo procedimento num carro automático comum?

O controle de largada (Launch Control) é uma função comum em veículos de alta performance e tem como objetivo tornar a arrancada e a aceleração a mais rápida possível.

De pouca utilidade na vida real, ele garante um melhor número no 0 a 100 km/h nos modelos de alta performance. Mas já não é exclusividade de supercarros de pista: o Golf GTI, por exemplo, tem o sistema.

A mágica está em manter o motor na rotação ideal para a arrancada, fazendo o ajuste do avanço de ignição e do tempo de injeção de combustível e impede o giro em falso das rodas durante a aceleração.

O “LC” identifica o controle de largada da Ferrari 430 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ou seja: o sistema modula o sinal do acelerador, independente do quanto ele seja pressionado, para uma saída rápida e sem patinar ou passar do giro ideal.

Faz isso com a ajuda de um conjunto de dispositivos mecatrônicos, como sensores e atuadores, e de um módulo para gerenciar tudo. Este módulo pode mudar seus parâmetros em função da temperatura do ar e da aderência do piso, dependendo do projeto.

Após o carro rodar alguns segundos nesse modo, ele é desativado e tudo volta ao modo manual. E o resultado é uma aceleração entre 0,1 s e 0,5 s mais rápida. Esse ganho varia de carro para carro e não depende, necessariamente, da potência, mas sim de como são as definições padrão de seus sistemas.

 

 

Na maioria dos esportivos, o modo de ativar o controle de largada é semelhante: deve-se parar totalmente o carro, colocar no ajuste esportivo ou no modo dedicado ao Launch Control quando houver, frear com um pé, acelerar com o outro e, por fim, liberar o freio.

Quando o carro é manual, solta-se o pedal de embreagem de uma vez só. A eletrônica cuidará do resto.

 

FONTE: 4RODAS

Back to top